24 de outubro de 1964_____________The Zambian
Rodesia do Norte agora Renovada
Esse é um dia especial para essa nova nação, que comemora sua independencia sobre o novo nome de Zâmbia.
O país sofreu grande influencia ocidental, depois que chegaram missionarios e exploradores britanicos como David livingstone e Cecil John Rhodes, que obteve permissão para exporar minerais em grande extensões de terra. Nessas terras foram formadas as colonias britanicas da Rodesia do Norte e Rodesia do Sul, a primeira administrada pela Companhia Britanica da Africa do Sul e depois pelo dominio direto da Inglaterra.
As Rodesias se fundiram com a Niassalandia, e formaram a Federação da Rodesia e de Niassa, a Federação acabou por se dissolver, e hoje, dia 24 de Outubro, a Antiga Rodesia do Norte se torna Zambia, finalmente uma nação independente, sob a presidencia de Kenneth Kaunda.
Porém todas essas mudanças não foram suficientes, e as tensões regionais continuam a crescer junto com as denuncias de desigualdades economicas e politicas, onde um grupo acusa o outro de se aproveitar da situação grave do país.
Atualmente, a Zâmbia depende muito da exportação do cobre, um minerio do qual o país é um grande produtor, e faz parte do "cinturão do cobre", a Zâmbia, tem pouca produção de petroleo, mas por outro lado, boa produção de cimento, oleos vegetais, algodão, açucar, café, sabonetes, cana e rapé. Apesar disso, é um pais pobre. A agricultura é subdesenvolvida e muitas vezes para subsistencia, portanto, não é fontes de grandes lucros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário