1999-2000/Niger __________________REPUBLICAIN NIGER
Niger
O Niger, após muitas revoltas, finalmente acaba em mãos civis nesse ano de 2000 com o fim do golpe militar, liderado pelo brigadeiro-general Ibrahim Barre Maïnassara.
Niger, antigo reino de Hausa, que controlava as rotas das caravanas vindas do Saara e dominava as regiões mais férteis ao sul do território, hoje, é um pais pobre com agricultura de subsistência na criação de animais e na re-exportação de produtos e cada vez menos baseada na produção de urânio, seu principal produto de exportação desde a década de 1970.
O país ficou sobre o domínio Francês por muito tempo, após ser integrado à África ocidental francesa. Isso acabou em 1960, com a declaração de independência.
Na década de 1980, o governo assinou contratos com o FMI (Fundo Monetário Internacional), que exigiu medidas econômicas geradoras de desemprego e recessão. A situação dessa nação ficava de mal para pior a cada dia.
Foi uma década de muitas revoltas sociais, greves e descontentamento popular, em 1993 foi promulgada a Constituição, medida fraca para acabar com as revoltas, um golpe militar foi organizado, e neste ano de 2000, o golpe chegou ao fim, suspendendo a constituição e levando o poder as mãos civis, que estavam lutando há muito tempo por um governo justo.
Reportagem por Gustavo M. Puppim
Nenhum comentário:
Postar um comentário