domingo, 28 de março de 2010

Etapas no Tratamento da Agua
















Fluoretação, cloração e carvão ativo










Pré-Cloração: adição de cloro para facilitar a retirada de materiais orgânicos e metais.

Cloração: Ultima adição de cloro para garantir o teor e impedir o crescimento de bacterias ou virus.

Fluoretação:Feita a adição de fluor na agua para prevenção de cáries.

Existe também a filtração por carvão ativo ou ativado.

Carvão Ativo: Têm milhões de pequenos poros entre átomos de carbono, são muito usados para acabar com substancias odoriferas os coloridas de gases e liquidos.

terça-feira, 16 de março de 2010

domingo, 7 de março de 2010

Imperialismo Europeu na Africa

24 de outubro de 1964_____________The Zambian

Rodesia do Norte agora Renovada

Esse é um dia especial para essa nova nação, que comemora sua independencia sobre o novo nome de Zâmbia.

O país sofreu grande influencia ocidental, depois que chegaram missionarios e exploradores britanicos como David livingstone e Cecil John Rhodes, que obteve permissão para exporar minerais em grande extensões de terra. Nessas terras foram formadas as colonias britanicas da Rodesia do Norte e Rodesia do Sul, a primeira administrada pela Companhia Britanica da Africa do Sul e depois pelo dominio direto da Inglaterra.

As Rodesias se fundiram com a Niassalandia, e formaram a Federação da Rodesia e de Niassa, a Federação acabou por se dissolver, e hoje, dia 24 de Outubro, a Antiga Rodesia do Norte se torna Zambia, finalmente uma nação independente, sob a presidencia de Kenneth Kaunda.

Porém todas essas mudanças não foram suficientes, e as tensões regionais continuam a crescer junto com as denuncias de desigualdades economicas e politicas, onde um grupo acusa o outro de se aproveitar da situação grave do país.

Atualmente, a Zâmbia depende muito da exportação do cobre, um minerio do qual o país é um grande produtor, e faz parte do "cinturão do cobre", a Zâmbia, tem pouca produção de petroleo, mas por outro lado, boa produção de cimento, oleos vegetais, algodão, açucar, café, sabonetes, cana e rapé. Apesar disso, é um pais pobre. A agricultura é subdesenvolvida e muitas vezes para subsistencia, portanto, não é fontes de grandes lucros.

Reportagem por Gustavo M. Puppim

Imperialismo Europeu na Africa

1999-2000/Niger __________________REPUBLICAIN NIGER

Niger em mãos Civis

O Niger, após muitas revoltas, finalmente acaba em mãos civis nesse ano de 2000 com o fim do golpe militar, liderado pelo brigadeiro-general Ibrahim Barre Maïnassara.

Niger, antigo reino de Hausa, que controlava as rotas das caravanas vindas do Saara e dominava as regiões mais férteis ao sul do território, hoje, é um pais pobre com agricultura de subsistência na criação de animais e na re-exportação de produtos e cada vez menos baseada na produção de urânio, seu principal produto de exportação desde a década de 1970.

O país ficou sobre o domínio Francês por muito tempo, após ser integrado à África ocidental francesa. Isso acabou em 1960, com a declaração de independência.

Na década de 1980, o governo assinou contratos com o FMI (Fundo Monetário Internacional), que exigiu medidas econômicas geradoras de desemprego e recessão. A situação dessa nação ficava de mal para pior a cada dia.

Foi uma década de muitas revoltas sociais, greves e descontentamento popular, em 1993 foi promulgada a Constituição, medida fraca para acabar com as revoltas, um golpe militar foi organizado, e neste ano de 2000, o golpe chegou ao fim, suspendendo a constituição e levando o poder as mãos civis, que estavam lutando há muito tempo por um governo justo.

Reportagem por Gustavo M. Puppim