segunda-feira, 27 de setembro de 2010
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
terça-feira, 22 de junho de 2010
quinta-feira, 17 de junho de 2010
terça-feira, 1 de junho de 2010
Aula de Mineração-Ciências/História
Entrevista com o Imigrante
sábado, 1 de maio de 2010
sábado, 24 de abril de 2010
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Tragedias no Rio de Janeiro
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVI-_MVXb9Kf6QiUOPBz2hWHH9CXvZFOn7yBohTzhAofIrgtGgpdtrJm7w72xcSUQqR3UndBwyYyccnsZC-BZA7xkW0SGBQ43MQj6RPOYOOo9t6jBOCwtDjrCRvhb7QSOo_1kpQrImXKDQ/s320/deslizamento-g-20100101.jpg)
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Transição da Monarquia para a Republica no Brasil
As oligarquias eram constituídas por grandes proprietários de terra e que exerciam o monopólio do poder local. Este período da história republicana é caracterizado pela defesa dos interesses destes grupos, particularmente da oligarquia cafeeira, já que na época o café era o principal produto brasileiro a ser comercializado no exterior, e a principal fonte de lucro.
As oligarquias cafeeiras garantem o poder pelo coronelismo. O coronelismo expressou as particularidades do desenvolvimento social e político do Brasil. Foi resultado da existência das formas modernas de representação política e de uma estrutura baseada na grande propriedade rural.
O "coronel" (geralmente um proprietário de terra) foi a figura chave no processo de controle do voto da população rural. Temido e respeitado, a influência e o poder político dos coronéis aumentavam à medida que ele conseguia assegurar o voto dos eleitores para os seus candidatos. Por meio da violência e também da barganha, os coronéis forçavam os eleitores a votarem nos candidatos que os interessava.
Feito por João V. Campos/ Gustavo Puppim 9ºA
domingo, 28 de março de 2010
Etapas no Tratamento da Agua
Cloração: Ultima adição de cloro para garantir o teor e impedir o crescimento de bacterias ou virus.
Fluoretação:Feita a adição de fluor na agua para prevenção de cáries.
Existe também a filtração por carvão ativo ou ativado.
Carvão Ativo: Têm milhões de pequenos poros entre átomos de carbono, são muito usados para acabar com substancias odoriferas os coloridas de gases e liquidos.
terça-feira, 16 de março de 2010
domingo, 7 de março de 2010
Imperialismo Europeu na Africa
24 de outubro de 1964_____________The Zambian
Rodesia do Norte agora Renovada
Esse é um dia especial para essa nova nação, que comemora sua independencia sobre o novo nome de Zâmbia.
O país sofreu grande influencia ocidental, depois que chegaram missionarios e exploradores britanicos como David livingstone e Cecil John Rhodes, que obteve permissão para exporar minerais em grande extensões de terra. Nessas terras foram formadas as colonias britanicas da Rodesia do Norte e Rodesia do Sul, a primeira administrada pela Companhia Britanica da Africa do Sul e depois pelo dominio direto da Inglaterra.
As Rodesias se fundiram com a Niassalandia, e formaram a Federação da Rodesia e de Niassa, a Federação acabou por se dissolver, e hoje, dia 24 de Outubro, a Antiga Rodesia do Norte se torna Zambia, finalmente uma nação independente, sob a presidencia de Kenneth Kaunda.
Porém todas essas mudanças não foram suficientes, e as tensões regionais continuam a crescer junto com as denuncias de desigualdades economicas e politicas, onde um grupo acusa o outro de se aproveitar da situação grave do país.
Atualmente, a Zâmbia depende muito da exportação do cobre, um minerio do qual o país é um grande produtor, e faz parte do "cinturão do cobre", a Zâmbia, tem pouca produção de petroleo, mas por outro lado, boa produção de cimento, oleos vegetais, algodão, açucar, café, sabonetes, cana e rapé. Apesar disso, é um pais pobre. A agricultura é subdesenvolvida e muitas vezes para subsistencia, portanto, não é fontes de grandes lucros.
Imperialismo Europeu na Africa
1999-2000/Niger __________________REPUBLICAIN NIGER
Niger
O Niger, após muitas revoltas, finalmente acaba em mãos civis nesse ano de 2000 com o fim do golpe militar, liderado pelo brigadeiro-general Ibrahim Barre Maïnassara.
Niger, antigo reino de Hausa, que controlava as rotas das caravanas vindas do Saara e dominava as regiões mais férteis ao sul do território, hoje, é um pais pobre com agricultura de subsistência na criação de animais e na re-exportação de produtos e cada vez menos baseada na produção de urânio, seu principal produto de exportação desde a década de 1970.
O país ficou sobre o domínio Francês por muito tempo, após ser integrado à África ocidental francesa. Isso acabou em 1960, com a declaração de independência.
Na década de 1980, o governo assinou contratos com o FMI (Fundo Monetário Internacional), que exigiu medidas econômicas geradoras de desemprego e recessão. A situação dessa nação ficava de mal para pior a cada dia.
Foi uma década de muitas revoltas sociais, greves e descontentamento popular, em 1993 foi promulgada a Constituição, medida fraca para acabar com as revoltas, um golpe militar foi organizado, e neste ano de 2000, o golpe chegou ao fim, suspendendo a constituição e levando o poder as mãos civis, que estavam lutando há muito tempo por um governo justo.
Reportagem por Gustavo M. Puppim
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Comparação entre as imagens da pagina 13
Gustavo Puppim
9ºA
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Coleta de Dados-Segunda Revolução Industrial
Com o desenvolvimento efetivo da atividade industrial em diversas partes do mundo, os donos dos meios de produção e capitais começaram a direcionar recursos financeiros para o desvendamento e criação de novas tecnologias como procedimentos produtivos, máquinas, equipamentos entre outros, todos com intuito de dinamizar e acelerar a produtividade e automaticamente os percentuais de lucros.
Desse modo, grande parte dos avanços tecnológicos foi derivada de pesquisas científicas que são realizadas para o aperfeiçoamento industrial. Esse processo é contínuo, pois constantemente busca novos materiais, novas tecnologias e métodos de produção com o objetivo de ampliar as margens de lucros.
O período que mais marcou os avanços tecnológicos foi entre o final do século XIX até meados do século XX, quando o mundo vivenciou uma série de avanços na tecnologia, medicina entre outros. Os fatos de maior destaque, assim com na Primeira Revolução Industrial, foi em relação a inventos e descobertas, dessa vez o que impulsionou foi, sem dúvida, o petróleo, o motor a combustão, utilização do aço e o uso da força das águas na geração de energia elétrica, com a criação das usinas hidrelétricas.
O conjunto de novidades tecnológicas favoreceu uma flexibilização produtiva na atividade industrial, posicionando países que lideram o processo de industrialização como algumas nações européias, além dos Estados Unidos e Japão que ingressaram na Segunda Revolução Industrial. A Segunda Revolução Industrial focalizou a produção no seguimento de indústrias de grande porte (siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas, automobilísticas, transporte ferroviário e naval). Essa etapa da indústria mundial produziu profundas modificações no contexto do espaço geográfico no qual essa revolução foi desenvolvida.
As revoluções industriais são processos que estão ligados diretamente aos avanços tecnológicos que determinam o sucesso de cada uma delas.
Gustavo Puppim